quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Apresentação

Este espaço surge em consequência da aplicação da nova lei anti-tabaco e pretende servir como guia para quem é fumador e frequenta espaços como cafés, restaurantes, bares e discotecas.
A lista de locais onde é permitido fumar que hoje é iniciada conta com a colaboração dos interessados em divulgar espaços que conheçam onde fumar continua a ser um direito, sem trazer inconvenientes de maior para os não fumadores.
Para enviarem os vossos contributos basta enviar um email para locallivre@gmail.com. A actualização será diária, constituindo a curto prazo uma lista razoável, para que ser fumador não seja uma interdição completa.
Caso algum dado esteja incorrectamente inserido, comuniquem-nos.

8 comentários:

sem-se-ver disse...

ÓPTIMA IDEIAAAAAAAAAAAAAA

PARABENS!

foi dançar a bossa nova disse...

E muito orbigado!;-D

Visigordo disse...

A ideia é boa e devia ir mais além.
Acho que se devia deixar todo este puritanismo a falar sozinho. Proíbirmo-nos a nós próprios, fumadores, ou não, mas liberais, entrar nesses espaços que vão higienizar o Mundo e que, quase que aposto, nenhum dos seus proprietários usa uma viatura movida a petróleo para se deslocar.
Porque se usasse, também eu poderia reclamar do ar que respiro, não?
Isto tem de ser manifestado. Ligar para os sitios onde pretendemos ir e perguntar se se pode fumar. Se se não puder, não ir.
Perguntar às portas dos sitios onde pretendemos entrar se podemos fumar lá dentro. Se se não puder, não entrar.
Etc. etc. etc. até perceberem que a questão tanto está do lado de cá, como do lado de lá. Ou seja, porquê proíbir um fumador de fumar numa discoteca quando a maior parte que frequenta esse espaço é fumadora? E mesmo que não seja, uma grande parte não se importa de estar ali a acompanhar o fumo dos que fumam.
Porque não a coisa funcionar ao contrário e avisarem que naquele espaço se fuma?
Fundamentalismo, não, obrigado!

Unknown disse...

Olá, tal como este blogue, há um site que disponibiliza um
mapa dos bares e discotecas onde se pode fumar.

Espero que seja útil.

Anónimo disse...

Só agora conheci este blog, mas para inicio de conversa acaba de alterar o local onde almoço nos meus dias de trabalho!

Grande iniciativa, parabéns!

Paulo disse...

PARABÉNS!!!
Realmente, isto agora é uma autêntica perseguição. Somos tratados como criminosos, como párias. Além disso, esta lei favorece um revanchismo dos não fumadores que me tem chocado bastante. Por mim, tenho feito como o autor do comentário acima: pergunto se se pode fumar e, se não se pode, não vou.
E também acho "piada" àqueles comentários parvalhões: "ah, a lei é para se cumprir". Essa é boa! Agora chegou-lhes a febre de cumprir a lei?? Atão que me venham mostrar a declaração do IRS, e que me digam se andam sempre a 120 nas auto-estradas! Pois é, a lei é a lei, mas só quando nos dá jeito!

Manuel Lourenço disse...

Por uma questão de cidadania, foi com este título que me chegou via mail este endereço, e que razão tinha quem o enviou.
Amigos fumadores não se acomodem a esta expiação das asneiras dos nossos governantes, com legislação de pacotilha pejada da demagogia mais cintilante. Esses mesmos, que querem ser os melhores alunos da Europa, mas só no que concerne a proibir, e esquecem que esta nova republica fundamentalista, criada nesta faixa ocidental da península hispânica, com policia de estado já em formação numa quinta em Idanha a Nova (vide Expresso 12 de Janeiro, tem problemas bem maiores em todos as alíneas contempladas, ou não, no Orçamento Geral do Estado, basta que cada um veja se esta tentativa puritana de limpar veio trazer melhoras para os problemas que enfrenta todos os dias. Tenham atenção está aberta a porta a um controlo, que será cada vez mais apertado, dos hábitos de cada um, leiam as circulares informativas sobre o tabaco disponíveis no site da Direcção Geral de Saúde (por acaso as iniciais são DGS) e a legislação para que remetem e informem os proprietários dos estabelecimentos que frequentam para que a ASAE não os tome por parvos. Nessa legislação verifiquem que a partir de 2009 também em nossas casas eles vão meter o bedelho para aferir a qualidade do ar. Isto é sinistro, e muito preocupante algo está a renascer das cinzas ao fim de 34 anos. Cuidado.
Não se acomodem, por uma questão de cidadania.

Filipe Sousa disse...

Este parvalhão, vem aqui deixar o seu agradecimento, por esta iniciativa bastante louvável. Aproveito para dizer que posso ser um parvalhão anti-fumo, mas pelo menos posso orgulhar-me de nunca ter lançado baforadas de fumo para o ar em locais fechados, onde geralmente estão crianças ou outras pessoas a comer. E sim, têm todo o direito de lá estarem, sem fumo. A lei é má, não discordo, mas é o resultado de anos e anos de faltas de respeito e decência. Não é uma lei que proíbe o fumo, é uma lei que proíbe falhas de caracter.